PORTAL DE RELACIONAMENTO

serviços

Consultoria Técnica

Qualidade de Energia

A Qualidade da Energia Elétrica (QEE) sempre foi objeto de preocupação por parte das concessionárias e também de seus consumidores. Inicialmente a preocupação se restringia quase que exclusivamente aos níveis de continuidade do sistema elétrico, ou seja, interrupções no fornecimento de energia aos clientes.
 
Atualmente, as cargas dos clientes estão cada vez mais dependentes de circuitos digitais, o que as torna muito sensíveis às mínimas variações no fornecimento de eletricidade. As variações, que haviam a alguns anos nem eram notadas, hoje são vistas como um grande problema pelos clientes industriais, causando, geralmente, elevados prejuízos aos mesmos.
 
Para isto, é importante que os agentes do setor elétrico conheçam bem os fenômenos que afetam a qualidade de energia elétrica.
 
Recentemente a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou os Procedimentos de Distribuição de energia elétrica no sistema elétrico nacional – PRODIST [3],[4].
 
No módulo 8 – Qualidade da Energia Elétrica, a Agência cita a necessidade de através de regulamentos específicos, estabelecer os procedimentos, as responsabilidades e os prazos para desenvolvimento das campanhas de medição para cada um dos indicadores de Qualidade, visando futuraimplementação de programa de acompanhamento e controle dos novos indicadores relativos a perturbações na forma de onda de tensão, tais como distorções harmônicas, desequilíbrios de tensão, flutuação de tensão e variações de tensão de curta duração.
Voltar